[FUGSPBR] Carga Maxima

Francisco J Badaró francisco em jrlocacao.com.br
Qua Set 10 13:45:35 BRT 2003

Amigo Mazolli, bom, eu não recomendaria concentrar serviços de trafego baixo
(como http e https) com serviços de trafego intenso (como pop/smtp/imap), em
minha rede eu separei http/https/ftp/ssh/dns1 em um servidor semelhante a
sua configuração e coloquei o pop3/smtp/imap/ssh/dns2 em outro servidor
semelhante ao seu com um storage um pouco maior, isso sem mensurar os
quesitos de segurança .
Falando de performançe, não estou muito certo, mais acredito que 10000 não
sejam muita coisa para o FreeBSD (utilizo o 4.8) e tenho 8500 usuários e
acredito que posso dobrar essa base e não terei maiores problemas a não ser
os de storage (afinal serão 8500 contas a mais que eu terei que projetar
storage para mailbox´s, hp´s e etc..., não sei dizer ao certo quantas contas
de usuário o FreeBSD suporta, sei com certeza que o W2K server suporta
15.000.000 de contas de usuários gerenciadas pelo Active Directory
(homologado pelos laboratórios da Compaq na França), sei que o desempenho do
FreeBSD é infinitamente superior a qualquer coisa produzida em Redmond, por
isso não estou certo mais seguro em te dizer que seus problemas serão de
storage e não de limites do FreeBSD.

Tb acredito que as diferenças entre FreeBSD e OpenBSD são as de segurança, é
notório que o OpenBSD é um s.o de segurança incrível (eles dizem: Only one
remote hole in the default install, in more than 7 years!) isso é de mais...

Olha só, te mandarei por e-mail, uma apresentação de uma palestra que
participei sobre Performance Tunning para o FreeBSD. (esta em formato .PPS),
espero que te seja útil.

SDS

Francisco J Badaró
Kylix/Delphi/IB/W2K/Linux/BSD

On Tue, 09 Sep 2003 15:41:19 -0300, mazolli wrote