[FUGSPBR] Carga Maxima: Obrigado

mazolli em brfree.com.br mazolli em brfree.com.br
Qui Set 11 14:19:25 BRT 2003

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer aos colegas Jorge Pereira,
Francisco Badaro e Antonio Torres pelas respostas enviadas. A minha situacao
e' a seguinte:

Um amigo me pediu encarecidamente para que eu monte um servidor utilizando
software livre (por isto eu estou entre o FreeBSD e o OpenBSD) para que ele
possa hospedar paginas de clientes (http, https e ftp para as atualizacoes
dos sites. O ftp vai servir APENAS a este proposito) e tambem ofereca
servico de e-mail (smtp, pop e imap) em conjunto com um webmail. A minha
proposta foi que ele tivesse uma maquina separada para cada grupo de
funcoes, perfazendo no minimo 2 maquinas. Contudo, ele SO' pode bancar 2
maquinas e QUER um sitema de HA, ou seja, TODOS os servicos estariam
concentrados na mesma maquina e a maquina geminada tomaria o lugar em caso
de indisponibilidade da primeira. Eu ja' tentei de tudo, mas nao consigo
demove-lo da ideia. O link dele e' um cable 512kbps de upload/512kbps de
download (Virtua). Ele nao soube precisar, mas acho que a media de conexoes
simultaneas nao e' superior a 100. A minha ideia e':

Uma CPU de 2.4 GHz
1GB de RAM
1HD SCSI 73.4GB com 10000 RPM
1 placa de rede 3com

Esta configuracao e' baseada no limite maximo de usuarios que ele consegue
gerenciar (10000 contas de usuarios). A minha comparacao entre o FreeBSD e o
OpenBSD e' baseada na "lenda" de que o FreeBSD e' voltado para a performace
e o OpenBSD para a seguranca. A minha ideia inicial e' utilizar o OpenBSD,
mas se neste caso a performace do FreeBSD desse um ganho significativo (pelo
fato de TUDO estar concentrado em apenas uma maquina) ao sistema, eu optaria
pelo FreeBSD.

 Mais uma vez eu gostaria de agradece-los e dizer que as dicas de voces me
ajudaram MUITO.

 Um grande abraco,

 Mazolli.