[FUGSPBR] Copia de /usr

Mario Lobo mlobo em ocp.nlink.com.br
Qui Set 18 11:02:10 BRT 2003

Alo;

Estou dividindo com a lista a soluçao que encontrei para o meu problema.
Agradeço em especial ao Helio Luchtenberg que me ajudou a encontra-la.

O probema:

O meu disco /usr estava quase cheio. Precisava de espaço rapido.

A solução:

Coloquei um segundo HD de 20G na maquina e criei uma partição FreeBSD chamada
/usr2. Fiquei então com o seguinte:

/dev/ad0s1e		/usr     com 4Giga
/dev/ad1s1e		/usr2   com 20Giga

Eu precisava agora copiar tudo (mas tudo mesmo, links, permissões, etc...) de
/usr para /usr2.

A solução mais obvia seria:
#cd /usr
#cp -R -L -p * /usr2

Não funcionou. Quando tentei montar /usr2 como /usr, vários hard links,
especialmente na pasta /libs de /compat ficaram de fora   da copia.

Foi ai que o Helio me deu o toque de usar o tar, que apos algumas tentativas,
cheguei a seguinte linha de comando:

#tar -cf - -C /usr . | tar xpf - -C /usr2

Deu tudo certo de primeira !. montei /usr2 como /usr na primeira tentativa SEM
ERROS de qualquer espécie !

Ate criei um script chamado diskcopy (eheheh) e botei no /sbin

#!/bin/sh
tar -cf - -C $1 . | tar xpf - -C $2

depois é so teclar:
diskcopy /var /var2 ou diskcopy /home home2, etc ..., etc ...

Dai em diante o velho /usr foi zerado e montado como /apps.
Tudo isso foi feito remotamente via ssh.
Obs - Nao esquecer de alterar o fstab !!

Obrigado a todos que ajudaram
--
   //|  //||