[FUGSPBR] Sendmail

Renato Botelho renato em galle.com.br
Seg Set 22 07:17:51 BRT 2003

Pedro Drimel Neto wrote:
> Pessoal,
>
> Alguém tem idéia se é possível fazer isto no sendmail:
> o usuário joao só pode enviar e-mail para o domínio dominio.com.br (que no
> caso é e-mail local)
> já o usuário patrao pode envaiar e-mail para qualquer lugar...

Pedro,

Usei essa solucao no sendmail durante 1 ano, inclusive voce pode
encontrar a receita no historico da lista. Porem, eh uma solucao "fake"
pois usao from ou o to para impedir o usuario de enviar/receber mails
externos, se o usuario for um pouquinho mais esperto, ele passa pelo
bloqueio.

Hoje uso essa solucao implementada no qmail, faco de uma maneira
diferente, para a pessoa poder enviar mails para outros dominios, ela
tem que autenticar, porem, a base de dados para autenticacao eh
separada, entao soh tem usuario para autenticar quem pode mandar mails
pra fora, sem contar que o desempenho e a facilidade de administracao do
qmail sao fantasticos, se te interessar, posso te dar uma forca na migracao.

[]s

Renato