[FUGSPBR] MRTG sem o SNMP

Capriotti capriotti em fugspbr.org
Qua Set 24 08:10:57 BRT 2003

Hmmm...  Acho que estou poegando o bonde andando, e peço desculpas por
isso, mas vamos lá:

Eu andei penando um pouco com o mrtg, e descobri o seguinte:

vc pode usar fontes "externas" de dados para o mrtg tranquilamente. Para
isso, crie um script que, como saída, retorne os dados na seguinte ordem:

linha_1
linha_2
linha_3
linha_4

onde linha 1 e linha 2 são valores numéricos que vão ser representados
pelas (dã) linhas 1 e 2 do gráfico.

linhas 3 e 4 são texto, complementar e explicativo, e pouco importantes.

Muito cuidado com o que vai ser medido ! O mrtg foi criado para medir BITS
POR SEGUNDO, e por isso mesmo, qdo se traça o gráfico de TEMPERATURA, sem a
configuração correta do gráfico, ou mesmo tráfego analizado através do ipfw
count, o que é mostrado graficamente pode ter resultados distorcidos, ok ?

Para que seus resultados sejam válidos, VC tem que colocar o script do mrtg
no /etc/crontab, com o intervalo de 5 minutos. O mrtg até poderia ser
chamado com uma frequência maior, mas, o intervalo mínimo dele é de 5
minutos, e é esse intervalo que ele usa para cálculo de média, portanto, se
vc cololocar para amostrar os dados com uma frequência maior (de 2 em 2
minutos, por ex) os cálculos vão estar errados.

Eu particularmente acho o mrtg pouco confiável apra se medir picos de
consumo de banda, pois se  pico ocorre entre uma amostragem e outra, ele
vai acabar ficando mascarado, pouco visível, devido à baixa resolução da
amostragem. O mesmo vale para variação de temperatura ou de utilização de
CPU, em sistemas de variações muito frequente.

Outra ferramenta mais poderosa - leia-se, com mais resolução de amostragem
e com mais flexibilidade para gerar gráficos - é o rrdtool (round robin
database tool), do mesmo autor do mrtg. Ainda não cheguei a configurar, mas
ao que parece é bom. Intervalos de medição de 1 em 1 minuto e uma
estratégia de tratamento dos dados recolhidos  muito interessante mesmo.
Recomendo a leitura da documentação, que é rica e que conta com tutoriais.

[]s