[FUGSPBR] [offtopic] migracao de sendmail pra qmail+vpopmail

Rafael B Albuquerque rafael em totalsecurity.com.br
Qui Set 25 08:06:33 BRT 2003

Fala galera!

Desculpem o assunto meio off, mas de qualquer forma acho que isso é util,
sempre vejo gente aqui falando de migrar de sendmail pra qmail e nunca vi um
final feliz.. :)
Seguinte eu utilizava um sendmail, procmail, radiuscistron, enfim tudo lendo
do passwd e mudando as senhas por uma interface que falava com o poppassd,
enfim essas coisas "padrao" que vem no FreeBSD, agora mudamos pra
qmail,vpopmail,icradius e toda a base de dados no mysql. A migracao foi um
sucesso e ja esta tudo funcionando, tanto a conversão dos arquivos de email
do /var/mail como as senhas dos usuarios, o unico problema agora é minha
"Central do Assinante". Mudar a senha é muito facil.. qualquer 5 linhas de
php faz isso eu soh nao sei como verificar a senha antes. Acho que ta um
pouco complicado, deixa eu exemplificar. Quando vamos mudar a senha
informa-se o login, senha atual e duas vezes a nova senha. Como fazer pra
verificar a senha atual se bate com a do sistema? Meu icradius esta com as
senhas criptografadas em md5 e meu vpopmail os usuarios tb estao com md5, eu
nao compilei ele com a opcao clear-password pq como ia converter cerca de
1500.. a 2000 usuarios.. nao adiantava pq eles iriam ficar sem senha.  Achei
umas funções em PHP mas parece q nao funciona mais.. e um modulo pra perl do
vpopmail mas nao consegui instalá-lo eu pensei ate em alguma coisa em C. que
retornasse 0 ou 1 e o php poderia executar isso ficando tudo em php e essa
'checkagem' em C ou qualquer outra linguagem que possibilite isso.

Agradeço desde ja,
Rafael