[FUGSPBR] Dúvidas

Gustavo Kempe Corso gcorso em bol.com.br
Sex Set 26 11:48:52 BRT 2003

  Vamos por partes:

>Minha placa parece esta
>configurada corretamente pois faço conexão em outras máquinas, pingo outras
>máquinas em minha rede mas, no entanto, não consigo pingar uma máquina que
>esteja na web tipo "ping 200.xxx.xxx.xxx" isso não me reotna nada, e sei que
>essa máquina responde ping. Quando tento navegar com o mozilla nada de páginas,
>não consigo abrir uma página se quer... :-( !!!

  Provavelmente a rota padrão não foi carregada, já que o ping com o IP
não responde.

>Como vim do linux, tentei usar o comando route para ver as rotas mas me parece
>que a sintaxe que o freebsd usa é diferente e não consegui identificar a rota
>padão

 #  netstat -rn | grep default

>, mesmo estando no rc.conf que defaultroute=10.0.0.23 qu é um gateway aqui,
>que de ante mão, confirmo o seu funcionamento.

  A sintaxe correta no rc.conf seria (faltou o "r"):
  defaultrouter="10.0.0.23"

  Para adicionar na mão (man route):
  # route add default 10.0.0.23

>Outra coisa, no gentoo, distribuição que eu usava, existe um utilitário, de
>linha de comando mesmo, o emerge, que me garantia a atualização dos meus pacotes
>instalados.

  Procure pelos utilitarios cvsup (para atualizar o ports) e portupgrade
(para atualizar os pacotes instalados).

>Com relação aos ports, como eu faço para instalá-los?? posso pegar qualquer
>programa e instalar?? Já aproveitando, como eu instalo o OpenOffice, Mozilla
>Thunderbird e Firebird, essas coisas?

  Veja no handbook ou no histórico da lista. Alguns programas eu prefiro
instalar pelo package, pois o source é muito grande e leva muito tempo
pra compilar pelo ports, como por exemplo o Mozilla e o OpenOffice.
Neste caso, vc pode puxar o package e instalar com o comando pkg_add.

>Tem como eu mudar meu bootloadr para algo mais amigável como o grub que eu usava
>no gentoo???

  Sei que é possivel, mas não tenho experiência com isso...

  Até +