[FUGSPBR] Problemas na detecção de N IC Realtek 8139

lab.stihler em unidavi.edu.br lab.stihler em unidavi.edu.br
Sáb Set 27 01:06:49 BRT 2003

Olá,

estou rodando um FreeBSD4.7R, num pentium 200, 64mb, duas placas com chipset
realtek (driver rl), no entanto não estão sendo detectadas no dmesg, nem mesmo
aquele sinal de placa desconhecida.

Eu troquei as placas nos slots diversas vezes para me assegurar de que não
estavam com problemas no slot, também testei uma das plaquinhas em um
FreeBSD5.1 rodando em outro computador aqui, e tudo foi bem.

Procurei no handbook e não encontrei nenhuma informação que pudesse me indicar
como resolver esse tipo de problema, procurei também em alguns foruns e nada.

É estranho porque na hora em que o computador dá o boot aparece ali na telinha
de boot "slot 3: ethernet irq tal, slot 4: ethernet irq tal.." e o sistema não
detecta exatamente nada.

Compilei um kernel custom com o driver rl, miibus, etc, conforme manda o
figurino, e nada. Então compilei um kernel generico com diversos drivers (caso
eu estivesse me enganando, e nada novamente). Tentei também instalar um FreeBSD
5.1 e nada.

Ja estou sem idéias de o que pode estar saindo errado, mechi diversas vezes nas
configurações da bios para ver se havia algum problema. Mas não consegui causar
nenhuma mudança.

Se puderem me indicar algum procedimento para detectar o que está saindo errado
ja será de grande ajuda. Ou pelo menos para descobrir se não tem jeito mesmo de
resolver isso. (Eu olhei no supported hardware e ambas as placas estavam
listadas lá sob o driver rl)

Obrigado,
Maicon S.