[FUGSPBR] Troca senha -- Passwd

Seg Set 29 15:43:02 BRT 2003

FernAndo wrote:

> Bom Dia,
>
> Como criar uma linha onde ao criar um usuario "pw" possa ser enviado a
> senha
> ..
> se eu utilizar o passwd ele solicita a senha no prompt e depois ainda uma
> confirmação ...

Segundo a man-page do pw(8) o comportamento é interativo porque o
ambiente de linha de comando é um mecanismo inseguro. Ou seja, ou é de
forma interativa ou é via um _fd_, ou file descriptor. A saida de um
*pipe* pode ser considerada um _fd_ nesse caso a seguranca da coisa
depende da sua habilidade em gerar a rotina.

a opcao -h 0 do pw(8) pede a senha, de forma interativa, apenas uma vez.
Se voce usar um pipe pro _fd_ como stdin o valor serve como a senha.

Um exemplo (sem seguranca nenhuma, afinal, com echo(1)..) para adicionar
o usuario usando o stdout do echo como stdin pro -h 0:

echo "senha" | pw user add teste -d /usr/home/teste -s /bin/csh -c
"Usuario teste" -h 0

Para modifcar a senha dele:

echo "novasenha" | pw user mod teste -h 0

Depois não se esqueca de um "history -c" ;-)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.