[FUGSPBR] FreeBSD Update

Renato Botelho renato em galle.com.br
Ter Set 30 08:45:51 BRT 2003

Jarbas de Freitas Peixoto wrote:

> Boa Noite Pessoal,
>
> Eu preciso fazer update nos pacotes instalados.
>
> bom.... depois de ler a muitas coisas da lista vi essas linhas de comando para
> atualizar meu ports tree (alguém me corrija se estiver falando besteira)
>
> pkg-add -r cvsup-without-gui
> cvsup /usr/share/examples/cvsup/ports-supfile -h cvsup2.freebsd.org
>
> Mas.. daí lendo mais mais e mais coisas... me confundi todo :-P  com coisas
> dizendo que o portupgrade faria isso.
>
> -o portupgrade faz update do sistema??
>
> -como eu faço update somente dos pacotes instalados... sem ter que ir no
> [...]

Bom, vamos por partes, para fazer upgrade do sistema, voce deve usar o
cvsup para atualizar os fontes e depois usar os seguintes passos

cd /usr/src
make buildworld
make kernel KERNCONF=KERNEL
shutdown now
cd /usr/src
make installworld
mergemaster
reboot

PAra manter os pacotes atualizados eu faco o seguinte, instalei o
portupgrade (/usr/ports/sysutils/portupgrade), aih eu atualizo o ports
via cvsup e rodo um

sh -c "portupgrade -n '*' 2>/dev/null | grep \+"

isso vai te retornar todos os pacotes que precisam ser atualizados, aih
se voce ver que nao tem nenhum problema de faltar opcoes na hora de
compilar vc pode rodar um portupgrade '*'

eu geralmente, rodo no cron um portupgrade -F '*', isso faz com que ele
baixe todos os srcs, aih se tem algum pacote que depende de parametros,
eu vou no ports, compilo e deou um portupgrade -w pacote, assim ele usa
o que foi compilado sem dar make clean.

Voce pode inclusive usar mascaras com *, tipo

portupgrade 'p5*'

enfim, man portupgrade, ele tem muitas funcionalidades.

Voce pode ligar uma opcao no periodic.conf para mandar um relatorio
semanal de pacotes que precisam de atualizacao. Voce combina isso com um
cvsup no cron e toda segunda vc atualiza seus pacotes.

Qualquer duvida eh soh falar

[]s

--
Renato Botelho