[FUGSPBR] Imagens com DD

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Abr 1 12:14:41 BRT 2004

Fabrício F. Kammer wrote:

>Ola lista,
>
>Acabamos de configurar  2 servidores FreeBSD e gostariamos de fazer uma
>imagem completa para que, em caso de uma pane, possamos recuperar as
>configuracoes rapidamente.
>

>Ha como fazer isso e armazenar as imagens em CD? O dd compacta as
>imagens?

    Não é função do dd compactar, para isto você pode usar o gzip ou o
bzip2:

dd if=/dev/ad0 bs=1048576 | bzip2 > arquivo.bz2

    Mas para fazer o dd o file system não pode estar montado, ou só
montado em
read only, senão você pode ter um beckup corrompido, pois o FS pode ser
modificado
durante a operação. O disco de emergência do FreeBSD, o segundo disco de
cada
versão, é perfeito para isto.

    Não tenho certeza se cabe em CD, mas grave inicialmente a imagem em
um HD,
para depois gravar em CD, se couber. Pode até fazer uma gracinha que eu
fiz uma vez.
Dei boot com o disco de emergência (o do 5.0 e do 5.1 não servem para
isto), levantei
a rede, dando IP e etc, e fiz:

dd if=/dev/ad0 bs=1048576 | bzip2 | rsh -l <usuário> <máquina que
receberá o backup> cat '>' arquivo.bz2

    E assin coloquei o backup na máquina remota. Tive que habilitar o
rsh na máquina
remota para poder fazer isto. Pode desabilitar depois, pois o rsh
implica em um bando
de detalhes de segurança.

    Boa sorte,
       João Rocha.