[FUGSPBR] VINUM

Helio Luchtenberg Junior hlj em viamidia.com
Sex Abr 2 18:32:01 BRT 2004

Minha experiencia com o vinum:

Ja uso o vinum em servidores de producao ha' algum tempo sem problemas.  As
versoes que eu estou usando sao: 4.3-R, 4.8-R, 4.8-Rp13, 4.8-Rp17.
Faco uso de RAID-5, RAID-1 (mirror), e volumes "concat" e "striped".

O que voce NAO pode fazer e' juntar plexes criados em um kernel de uma versao,
com plexes criados em kernel de versao diferente.  O resto funciona bem se voce
usar os volumes apenas na mesma versao de kernel onde foi originalmente criado.

Ha' algum tempo atras, eu estava percebendo erros com soft-updates em volumes
vinum.  Quando rebootava o fsck nao passava limpamente (tinha que forcar um
fsck -y), mas quando eu reformatei os subdisks e plexes na mesma versao do
kernel, isso parou de acontecer.

Eu uso volumes vinum em servidores de producao mas tem umas coisas que eu
"ainda" nao faco para evitar problemas:

- - deixar o volume vinum no /etc/fstab como auto-mount (deixo noauto)

- - colocar filesystems extremamente ativos em volumes vinum (talvez isso nao
seja mais necessario, quando eu tinha problemas o filesystem em questao era
muito movimentado mas por outro lado quando reformatei os plexes todos na
mesma versao do kernel os problemas desapareceram).

- - depender do volume vinum para meu servidor iniciar

Fora essas limitacoes (que eu ainda tenho que fazer novos testes a fim de
verificar se elas ainda sao necessarias na versao 4.8-Rp17), nao tenho do que
me queixar.

Bom, essa e' minha experiencia com o vinum.  De uma maneira geral eu aprovo.
Espero ter ajudado.

um abraco a todos,

Helio Luchtenberg Junior

- ----------------------------------
E-Mail: Helio Luchtenberg Junior <hlj em viamidia.com>
Date: 02-Apr-2004
Time: 18:22:48
"Essa  mensagem é  destinada  exclusivamente ao seu destinatário e pode
conter informações confidenciais, protegidas por sigilo profissional ou
cuja  divulgação  seja  proibida por  lei. O uso não autorizado de tais
informações  é   proibido  e  está   sujeito  às  penalidades cabíveis.

This message is intended exclusively for its addressee and may  contain
information   that   is  confidential,  protected  by   a  professional
privilege or which disclosure is prohibited by law. Unauthorized use of
such information is prohibited and subject to applicable penalties."