[FUGSPBR] SCRIPT para identificar nós de uma sub-rede

Nelson Oliveira noliveira em ecentry.com.br
Qua Abr 14 10:15:24 BRT 2004

Novamente, cá estou eu com a minha saga rumo ao aprendizado de scripts........

Meu objetivo agora é aprender e ao mesmo tempo, gerar ferramentas que possam
me auxiliar no meu dia a dia. Sei que é meio off-topic, mas se alguém conhecer
alguma lista boa de Shell Scripts, me passa que eu posto esse tipo de dúvida,
lá, ok? ;-)

Olha só o cenário dessa parada.....

Temos uma rede 192.168.1.x. O Chefe me deu uma tarefa de fazer um mapinha da
rede! Pensei em fazer da seguinte forma :

1 - Pingar o BROADCAST (192.168.1.255)
2 - Com isso, identificar as máquinas dessa SUB REDE através de NSLOOKUP
3 - Com essas informações, gerar uma lista formatada com uma máquina por linha
assim : IP:NOME

Posto o objetivo da brincadeira, olha o primeiro código que eu montei
(comentado)

for ip in `ping -c2 192.168.1.255|grep icmp_s|cut -c15- |cut -d":" -f1`
  do

     $nome0 = `nslookup $ip| grep Name | cut -f2 -d: | cut -f5 -d" "`
     echo $ip:$nome0 >> teste.txt

  done

1 - A linha do FOR tá funcionando redonda! Consigo com ela, pegar somente os
IPs do PING em Broadcast e a cada ciclo do FOR um IP entra na variável IP
dentro do loop.

2 - Aqui que está a treta. A linha onde atribuo o nome via NSLOOKUP a variável
$nome0 não tá funconando, porém, quando eu coloco essa linha direto no prompt
com o IP, ela funciona direitinho.

3 - A linha que alimenta o arquivo teste.txt também está boa, o problema é que
$nome0 nunca traz nada!

Ou seja, sinto que to no caminho certinho, mas parece que to cometendo alguma
falha por falta de experiência, ou algum detalhe ridículo que to deixando
passar! Alguém tem alguma dica????

Abraço galera!!!!!

Inté+

--