[FUGSPBR] [OFF] ext2fs contaminar o freebsd?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qua Abr 14 15:19:02 BRT 2004

Eduardo Crestani wrote:

> Mas pq contaminante? o que de tão errado existe no gpl?

     O ideal é catar no google por "GPL vs BSD", pois tem muito papo ai.

     Resumindo rapidamente: A licensa GPL não permite que uma empresa pegue o
software, modifique evenda como seu produto sem mostrar o fonte do que foi
feito.  Algumas pessoas acham GPL bom, pois proibe que outros lucrem com o seu
trabalho voluntário.  Outras pessoas acham licensa BSD melhor, pois incentiva
novas tecnologias.

     Se não fosse a licensa BSD, não teriamos hoje a Sun (e consequentemente, o
NIS, NFS, etc.), e talvez o Unix não fosse tão conhecido.  Algumas empresas mais
modernas que usam BSD em seus produtos: Nokia, Network Appliance, Juniper
Networks, etc.

     Infelizmente, o FreeBSD hoje não é BSD puro.  Ele tem o GCC na sua
distribuição.  Mas pelo menos o GCC pode ser usado para compilar os programas e
depois ser apagado, o que descontamina o sistema.