[FUGSPBR] Amarrar Mac ao IP..(velho conhecido)

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Abr 20 20:21:20 BRT 2004

Marduk wrote:

>Olá a todos amigos da lista.. Venho com um assunto, que como vêem é um velho
>conhecido.. Acho que é de grande valia esta informação, devido a que todos
>nos trabalhamos com Lan ethernet...
>Eu gostaria de saber se alguem consegue amarrar um ip à um mac..sendo que se
>um destes forem alterados o acesso do host fique bloqueado
>Tentativas- :

    Já tentou colocar IP dinâmico, i.e., DHCP? Se não me engano, você
pode dizer qual
IP um MAC receberá. Que usou DHCP, ou o manual dele, pode dizer se estou
derto ou
errado.

    Mas isto não impede que alguém force um IP, a não ser que não tenha
permissão de
fazê-lo na máquina local.

    Pode rodar um script no crontab para rodar o programa arp, obtendo a
lista de MAC x IP,
e verificar se são válidos, se estão OK. Se não estiverem OK, então
coloque uma regra de
deny para aquele MAC. O problema é que tem que rodar este script com uma
razoável
frequência, o que consome máquina.

    Boa sorte,
       João Rocha.