[FUGSPBR] SAMBA - Autenticação

Nelson Oliveira noliveira em ecentry.com.br
Sex Abr 23 10:11:14 BRT 2004

Pessoal.....

To fazendo uns testes com o Samba e aconteceu uma parada meio estranha

Criei uma estrutura de diretorios como segue:

/usr/home/samba --> compartilhamento windows SAMBA
/usr/home/samba/marketing --> compartilhamento windows MARKETING
PS : Essa é minha implementação de testa, não colocarei dessa forma no
ambiente de produção, ok? ;-)

Ai eu criei o smb.conf como segue:

[global]

   workgroup = ECENTRY
   server string = teste-192.168.1.234
   log file = /var/log/log.%m
   max log size = 50
   security = user
   encrypt passwords = yes
   smb passwd file = /usr/local/private/smbpasswd

#============================ Share Definitions ==============================
[nelson]
   path = /usr/home/samba
   comment = Nelson
   valid users = lula administrator noliveira

[marketing]
   path = /usr/home/samba/marketing
   comment = Marketing - ECENTRY
   valid users = @samba

Essa é a linha do grupo @samba no /etc/group :
samba:*:1003:tartuce,noliveira

E eu criei todos os usuários também no smnpasswd -a (testei e todas as senhas
estão sincronizadas)

Posto o cenário completo (desculpem o excesso de detalhes. ;-D ), agora vai o
problema.

Eu me logo em uma máquina Windows 2003 Server. Ao acessar o compartilhamento
SAMBA, ele pede a autenticacao (até ai tudo ok). Ele autentica direitinho
(usando qualquer usuário habilitado ao diretorio no smb.conf).

Eu saindo do windows e me logando de novo no Windows e tentando acessar o
compartilhamento MARKETING, ele pede a autenticacao (ok também). Ele
autentica direitinho (usando qualquer usuário habilitado ao diretorio no
smb.conf).

Agora, se me logo na maquina windows, me autentico em SAMBA com o usuário
LULA, e depois, na mesma sessão do windows, tento acessar MARKETING e uso o
usuário TARTUCE, ele me retorna :

"\\SERVERSAMBA\marketing is not accessible. You might not have permission to
use this network resource. Contact the administrator of this server to find
out if you have access permissions.
Multiple connections to a server or shared resource by the same user, using
more than one user name, are not allowed. Disconnect all previous connections
to the server or shared resource and try again."

Muito estranho isso. A impressão que me dá, é que o SAMBA amarra o usuário que
autenticou o primeiro diretório, com a máquina que está acessando, e isto de
alguma forma, bloqueia a autenticação com um novo usuário.

Alguém tem alguma dica?

Mas uma vez, agradeço a ajuda galera!!!!!

--
Nelson Oliveira
Assistente de Redes