RES: [FUGSPBR] Problemas com o NAT

Marcelo B. marceloc em baydenet.com.br
Seg Abr 26 10:35:51 BRT 2004

entao, vou colar meu natd.conf pra voce.
use_sockets yes
interface xl0
unregistered_only yes
dynamic yes
same_ports yes
------------------------------------
agora algumas observacoes de como esta meu firewall,

essa e a primeira regra: pra fazer o nat na interface xl0.perceba que eu
nao declarei nenhuma classe exata.
pra evitar que minha rede 172. navegasse e os ips validos sairem
mascarados coloquei "unregistered_only" no conf
do natd, nao vem ao caso so pra nao complicar :).

ipfw add divert 8668 ip from any to any via xl0

depois essa regra se nao ninguem navega:

allow ip from any to 10.0.0.0/8 in via xl0

depois libera a saida:

allow ip from ip_da_xl0 to any out via xl0
allow ip from any to ip_da_xl0 in via xl0

liberando os ips interno:
ipfw add allow all from 10.x.x.x to any in via rl0
ipfw add allow all from any to 10.x.x.x out via rl0

e cobre a padrao com um log :
deny log ip from any to any
deny log ip from any to any

sendo assim inseguro, entao mudei o modelo do meu firewall, citei esta
forma porque funcionava antes
pode ser testado tambem.

Agora outra forma,

divert 8668 ip from any to any via xl0
allow ip from any to any out via xl0 keep-state
allow ip from any to 10.0.0.0/8 in via xl0
agora libera os ip entrando na rede interna.
allow all from 10.x.x.x to any in via rl0
allow all from any to 10.x.x.x out via rl0
deny log ip from any to any
deny ip from any to any

tenho muitas outras regras, coloquei so as que realmente sao relevante.
seria interessante voce colocar so o "divert" e um "any to any" pra testar
se realmente
e regras do firewall.
no console , nao esquece :)
ipfw -q flush
ipfw add divert all from any to any via xl0
ipfw add allow all from any to any
se nao funcionar nao e mesmo o firewall e esta totalmente descartado.
so posso te garantir que dessa forma funciona na minha rede.

xl0 -> externa
rl0 -> interna

espero ter ajudado dessa vez.