RES: [FUGSPBR] "Balanceamento do uso do link"

Fabrício F. Kammer ffkammer em dglnet.com.br
Seg Abr 26 11:56:51 BRT 2004

Marcelo, achei legal sua idéia! Você não teria nenhum tutorial ou algum
exemplo do que você me passou? Tenho várias dúvidas, por exemplo: como
criar pipes dinâmicos? A diretiva limit está disponível no IPFW1?

Grato,

----------------------
Fabrício Fadel Kammer
----------------------

-----Mensagem original-----
De: fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
[mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org] Em nome de Marcelo B.
Enviada em: segunda-feira, 26 de abril de 2004 11:37
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: Re: [FUGSPBR] "Balanceamento do uso do link"

Fabricio,
acho que o que voce precisa vai antes de balancear os links voce pode e
deve limitar o numero de conexoes por host/porta e limitar a
banda de cada usuario.

pra limitar o numero de conexoes por IP/PORTA voce usa a diretiva "limit

do ipfw"

limit {src-addr | src-port | dst-addr | dst-port} N
              The firewall will only allow N connections with the same
set
of
              parameters as specified in the rule.  One or more of
source
and
              destination addresses and ports can be specified.

voce pode limitar por ip pra que ele so posso abrir 5 conexoes por
exemplo ou pode limitar que ele so possa abrir duas conexoes na porta 80
por
exemplo
e tambem em vez de limitar a porta 80 por exemplo a 5 Kbits  que
atingiria
todo mundo
pode criar pipes dinamicos , assim toda nova conexao na porta especifica

seria limitada a 5Kbits,
mesmo sendo perigoso combinado com "limit" pode ser o que vc quer.

ate mesmo o balanceamento pode ser feito com o ipfw e natd, feito por
eles
voce ganha
muito mais flexibilidade, ae e so botar a cuca pra funcionar :)

espero ter ajudado.