RES: [FUGSPBR] Limitação de BAnda

Fabrício F. Kammer ffkammer em dglnet.com.br
Qui Abr 29 15:55:54 BRT 2004

Leandro,

Após vários dias estudando sobre esse assunto acho que cheguei a uma
solução legal aqui na empresa. Estou fazendo o seguinte:

1. Através dos pipes do IPFW deixo a toda banda liberada para os
serviços mais "importantes". (smtp, pop3, imap, dns, http e https);
2. O Squid tem um recurso legal, ele é capaz de barrar a banda quando o
tráfego é maior do que uma quantidade Kb especificado. Então, através do
squid, faço a limitação do tráfego http maior que 200kb. Assim, quando o
usuário está navegando dificilmente ele estará fazendo download de
objetos maiores que 200Kb e terá toda a banda disponível, navegando com
uma velocidade legal.
3. Com o IPFW limito a banda de algumas portas consideradas, por mim,
como "problemáticas" - como as portas de softwares P2P, stream de áudio,
etc - com uma velocidade baixa, assim essas drogas de consumidores de
banda conectam e não ficam caçando portas abertas para conectar e
consumir banda.
4. As demais portas, que não são as consideradas "importantes" (item 1)
e nem "problemáticas" (item 3), limito a banda a um velocidade média
(metade do link, por exemplo).

Fiz estas configurações a uns 15 dias e, aparentemente, tem funcionado
legal. Pelo menos nesse período resolvi os problemas de congestionamento
do link por um determinado usuário que resolvia fazer um download
através de um desses Download Accelerator Tabajara, usando quase toda a
banda só para si!!!

Espero ter ajudade.

[]s

Fabrício Fadel Kammer