[FUGSPBR] Ipfw + Dummynet + altq + squid (TUDO VIA WEB)

Sex Dez 3 09:38:41 BRST 2004

> Patrick,
>
> 	Nao tinha visto esta sua resposta.
>
> 	Concordo com voce: algum preco se paga.
> 	Por isso que o FreePFW nunca teve o intuito de
> 	ser uma interface para "criar" regras do IPFW.
>
> 	Acho que nada substitui o "vi" para isso ;-)
>
> 	Uma ferramenta de manipulacao do IPFW para "leigos"
> 	que nao sabem configurar um firewall sera' apenas
> 	isso: uma ferramenta para iniciantes.
> 	Ou sera' muito basica, ou sera' ruim de usar.

Concordo! É esse o ponto :) O que eu acho que o FreePFW poderia ter é
uma interface pro cara (um autorizado, devidamente) editar *todas* as
regras de firewall (texto mesmo, formulario) e tambem testar elas antes
de substitui-las (a sintaxe ao menos), no caso com "ipfw -n". Mas eu
sei, tenho que fazer minha parte, "send the patches" hehe; ai o autor
(voce) aprova se achar conveniente! Um dia isso vai acontecer. Quem sabe
nas proximas ferias :P Mas ai voce vai descordar porque vamos estar
substituindo o vi(1) ? hehe

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli