[FUGSPBR] equivalente ao hdparm do gnu/linux

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Qui Dez 9 10:57:07 BRST 2004

opa,

On Thu, 9 Dec 2004 06:28:19 -0200, Antonio Torres
<antonio.torres em newspace.net.br> wrote:

> já pensou em "bootar" via CD ?

sim! :)

> Voce cria um "CD de boot" com o conteudo desse seu HD "de inicialização"; automagicamente o CD desliga depois do boot.
>
> o  "LiveCD" pode te ajudar.

estive mexendo com o floppies/boot.flp, mas não consegui gerar um
disquete de boot que disparasse a mbr do winchester.  segui diversos
tutoriais/guias pra disco de boot, mas nenhum trata desse caso.
alguma sugestão de documentação ou procedimento?

ah proposito, eu comecei com disquete pq tive aquele pressentimento de
que não ia funcionar de primeira, então não ia desperdiçar CDs com
testes.  mas seria ótimo substituir o winchester "de boot" por um CD
de boot, ainda mais se funcionar como quando o boot0 tá na mbr do
winchester (e tu pode escolher o que tu quer inicializar).

antes que surjam as dúvidas: já fiz upgrade de bios, que supostamente
resolveria o problema de lidar com winchesters grandes (80GB).  a
placa mãe é uma ATC-6130c, com chipsets da Intel.  o processador é um
P3-Celeron 300MHz.

valeu! :)
[]'s

--