[FUGSPBR] equivalente ao hdparm do gnu/linux

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Dez 9 16:43:51 BRST 2004

> estive mexendo com o floppies/boot.flp, mas não consegui gerar um
> disquete de boot que disparasse a mbr do winchester.  segui diversos
> tutoriais/guias pra disco de boot, mas nenhum trata desse caso.
> alguma sugestão de documentação ou procedimento?
>
> ah proposito, eu comecei com disquete pq tive aquele pressentimento de
> que não ia funcionar de primeira, então não ia desperdiçar CDs com
> testes.  mas seria ótimo substituir o winchester "de boot" por um CD
> de boot, ainda mais se funcionar como quando o boot0 tá na mbr do
> winchester (e tu pode escolher o que tu quer inicializar).

Bem, a unica limitacao que voce vai ter é que o loader e o kernel tem
que ficar no floppy, pois ambos sao lidos apenas pela BIOS.  Uma vez
carregado o kernel a BIOS padrão não é mais usada, embora algumas coisas
de BIOS extendidas possam ser usadas (APM, ACPI, etc).

Se couber tudo num floppy, otimo.  Ai o que voce vai ter que fazer é
ensinar o kernel a usar o HD para root filesystem, em vez do floppy.

Nas versoes antigas do configurador de kernel havia uma opção:

root on ad0

que servia justamente para isso.  Mas com o tempo ela ficou obsoleta e
nem sei se ainda funciona.  Tem que testar.

Talvez algum comando no loader.conf possa ser util.

Ah, da uma olhada se voce acha algum passo a passo para boot diskless.
Pode ser que isso resolva o seu problema, ou no minimo ajude a achar o
caminho.  O boot diskless nada mais é que carregar o loader e o kernel
pela rede.  Se voce o tiver no floppy não deve ser muito diferente.