[FUGSPBR]Qmail e FreeBSD

Sergio Alencar/ICA sma em manaus.certi.org.br
Ter Dez 14 13:12:32 BRST 2004

Caros,

Inicialmente quero cumprimentar a todos. É muito bom fzr parte desta família
FreeBSD!
Embora possua mínima experiencia neste Sistema Operacional, recebi o desafio
de auxiliar a administrar um servidor de internet e correio eletronico
baseado nele.. :) Meu server roda Qmail e atualmente estou com um trafego
intenso de download para a porta 25 (e temos poucas estacoes de trabalho), o
que estava consumindo 95% da banda e causando lentidão em tds os serviços
Internet. Como "solução-tampão", implementamos um pipe limitando o trafego
para o servidor de e-mail mas o trafego "estranho" permanece. Gostaria de
obter ajuda de vcs sobre como posso ver a fila de msgs (SMTP) e demais
informações estatisticas como quantidade de emails recebidos, enviados, etc.
.qq coisa q me auxiliasse a idenficar o que está causando este trafego
anormal.

Toda a ajuda eh bem-vinda e agradeço deste jah a colaboração de tds.

Sergio Alencar
Manaus