[FUGSPBR] otimizacao de FreeBSD/bridge

Paulo Coimbra - Connect pcoimbra em connect.com.br
Sex Dez 17 12:17:00 BRST 2004

Bom Dia a todos,

Tenho um FreeBSD 4.10 rodando em bridge (2 interfaces) com IPFW2 e limitação
de banda (Dummynet). Estou notando q em certos horários de pico, o tempo de
resposta de ping por exemplo para os clientes atras da bridge, aumenta
consideravelmente, haja visto q essa maquina gerencia um link de 4M.
O FreeBSD foi recompilado com as seguintes opcoes:

options         BRIDGE
options         IPFIREWALL
options         IPFW2
options         IPFIREWALL_VERBOSE
options         IPFIREWALL_VERBOSE_LIMIT=25
options         IPFIREWALL_DEFAULT_TO_ACCEPT
options         IPDIVERT
options         DUMMYNET
options         HZ=1000

mais alguns "enxugamentos" q fiz, por exemplo desabilitei scsi, SOM, etc..

e uso duas 3com (xl0 e xl1) em bridge. A maquina eh um P3-1.0 com 128 de
RAM.

Tem alguma coisa q posso fazer para otimizar a performance?

sds,

Paulo Coimbra
- FreeBSD 4.10/5.3 -