[FUGSPBR] Limitacao de banda

Sáb Dez 18 22:19:35 BRST 2004

On Sat, 18 Dec 2004 19:49:39 GMT
Rodigo Mosconi <mosconi em facil.psi.br> wrote:

> Boa noite a todos,
>    Gostaria de saber qual a melhor ferramenta/meio de limitar a banda de um determinado servico,
> por exemplo, o apache nao pode usar mais do que 5K de banda, e o server de ssh idem, sobrando outros 5k para o uso geral. Especialmente quero limitar o apache agora, mais tarde pretendo limitar uma futura vpn que pretendo fazer com meus amigos.
>    Muito obrigado a todos por qq ajuda ou dica

voce tem, pelo menos, duas opções:

ipfw + dummynet
pf + altq

ambas são excelentes e tem vantagens e desvantagens.

estão mais do que documentadas, inclusive com duzias e duzias de dicas no histórico.

sugiro experimentar as duas para decidir com qual se sente "mais à vontade".

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br