[FUGSPBR] fazer copia de e-mais com qmail.

Carlos Eduardo G. Carvalho cartola em openit.com.br
Ter Dez 21 10:58:16 BRST 2004

Uma idéia pode ser mexer no qmail-scanner, que é um programeto em perl
colocado no meio do caminho de toda a mensagem que passa pelo servidor
de emails para que seja escaneada por vírus. Imagino que bastaria botar
um "if" em lugar apropriado no programa para dentro dele fazer a cópia
desejada. Tem muita documentação sobre o qmail-scanner pela internet. Se
já estiver com ele instalado mais fácil ainda.

Outra idéia seria, se não tem o qmail-scanner instalado, colocar um
script seu no lugar do qmail-queue, como faz o qmail-scanner, mas eu já
tentei isso numa instalação do qmail-toaster e não consegui resolver uns
problemas no final. Acabei optando por botar um relay no meio do caminho
com exim, com o qual temos mais intimidade por aqui. O exim é show!

[ ]s.

--
Carlos E. G. Carvalho           OpenIT Solucoes Tecnologicas
Consultor Unix/Internet         Tel. +55 21 2508-9103