[FUGSPBR] Re: atualizar freebsd

Ter Dez 21 22:04:20 BRST 2004

On Tue, 21 Dec 2004 16:38:06 -0300
Celso Viana <celso.vianna em gmail.com> wrote:

> Giuliano,
>
> Muito obrigado pelas dicas; estou executando agora o comando
> cvsup -g -L 2 /var/db/sup/supfile
>
> depois disso tenho que executar os seguinte.......
> make buildworld
> make installworld
> mergemaster
> shutdown -r now
>
> portsdB -Uu
>
> ...somente isso?

não é bem assim......

- atualize os sources e os ports.
  sugiro usar o "tag" "*default  tag=RELENG_5" ao invez de RELENG_5.3; isso garante que, quando mudar para 5.4, o seu sistema tambem mudará ...

- siga os passos do handbook, ou mais simples, os passos abaixo
(adaptados, por mim, à partir do /usr/src/Makefile)

 0.  faça backup de seus arquivos de inicializaçao !!
 1.  confira se não esqueceu de fazer backup de nenhum arquivo de inicialização.
 2.  lembrou do /boot/loader.conf, /etc/devd.conf, /etc/sysctl.conf e dos .cshrc ??
 3.  `cd /usr/src`
 4.  `make buildworld`
 5.  `make buildkernel`
 6.  `make installkernel`
 7.  `reboot`        (single user: a opção está no menu do "diabinho").
 8.  `mount -a`
 9.  `cd /usr/src`
10.  `mergemaster -p'
11.  `make installworld'
12.  `mergemaster'
13.  `reboot'

(muita atenção nos "mergemaster" *leia* as mensagens antes de teclar qualquer coisa, especialmente quando perguntar dos arquivos de passwords e inicializações )

  neste ponto voce terá *todo* o FreeBSD atualizado: kernel GENERIC, binarios, libs, arquivos de inicialização, etc

Se voce usa um kernel costumizado, compile-o e instale.

Faça o "restore" dos arquivos de inicialização

Voilà ! o seu FreeBSD está atualizado e com suas configurações...

À partir deste ponto voce está "liberado e tranquilo" para fazer um `portupgrade`

[]s

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br