[FUGSPBR] Autenticar estacoes linux e windows

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Dom Dez 26 22:50:53 BRST 2004

Sergio Borges wrote:
> [...]
>
> tenho um Servidor FreeBSD 4.10 e 4 estacoes, sendo 2 linux e 2 windows xp.
>
> o que eu queria era centralizar a autenticacao das contas no servidor,
> de modo q tanto as maquinas linux quanto windows pudessem usar as mesmas
> contas. Ja coloquei o samba pra autenticar as maquinas windows e o NIS
> para as maquinas linux. Existe alguma solucao, nao muito complicada,
> para unificar essa autenticacao? O correto seria colocar o samba
> autenticando no LDAP e os linux no LDAP tb? E se eu fizer as estacoes
> linux autenticar tambem no samba, seria interessante?

Com o PAM acho até que seria possível, mas o ideal é usar o LDAP mesmo,
que alias voce vai precisar se quiser usar emulação de Active Directory.

Infelizmente eu não posso te ajudar nesse sentido.

> O segundo requisito seria q todos pudessem compartilhar arquivos entre
> todos. De preferencia como funciona nos compartilhamentos do windows,
> transparente, sem ter q colocar senha acessar o compartilhamento.

Isso aqui é fácil.  Basta voce organizar seu NFS de forma a ficar
parecido com os compartilhamentos samba.

                                         Jonny

--
João Carlos Mendes Luís - Networking Engineer - jonny em jonny.eng.br