Futuro do qmail ... Era Re: [FUGSPBR] Clamav 0.75.1

Vini vini em fugspbr.org
Qua Dez 29 16:16:51 BRST 2004

Gilcio Grella wrote:
> Aliás, não é atoa que um dos melhores e-mails
> gratuitos do mundo, o  Yahoo.com, usa qmail!

Sem ir muito longe ... eu estou com o qmail também mesmo e apesar de ter
que correr uma maratona para fazer ele ficar bom tendo que aplicar
patches e mais patches e muitas vezes na mão. qmail ainda é e será por
um tempo A opção para servidores de email. Temos só que tomar um pouco
de cuidado para não deixar de olhar para as outras opções pois elas
podem já estar fazendo mais e nós não sabemos, uma opção que vale uma
olhada é o courier, eu não conheço ele bem mas AFAIK ele faz o trabalho
tão bem quanto o qmail. Claro que temos outros MTAs por ai, mas este não
é o nem ponto aqui.

Eu fico pensando o que acontecerá com o qmail que agora é praticamente
mantido pela comunidade e não segue mais uma linha de funcionalidades, é
bem simples se começarmos a conversar aqui cada um terá um qmail
diferente com pachtes para isso ou aquilo e as vezes patches diferentes
para fazer a mesma coisa, e as vezes ainda algo que pode vir a ser
problemático - alguém escreveu um patch e nós estamos usando por que
atende as necessidades nossas mas não sabemos direito se o código é
mesmo confiável (muitos de nós não são capazes de ler o código ou mesmo
de ler e dizer o que é bom ou não) e estável e se não vai abrir o bico
quando o trafego de mensagens subir muito ... hoje por exemplo estou
ralando com um novo qmail+patches pois preciso de funcionalidades de
dois patches e eles tem funcionalidades redundantes e não sei até onde
posso confiar em um deles que mesmo funcionando bem não me parece tão
bom quanto os outros. E depois disso ainda tenho que ver como o patch
para SPF vai se comportar no meio de tudo.

Bom to indo longe demais ... não era pra ser tão grande!

E falando em Yahoo ... é eles tem um excelente serviço de email sim mas
vale lembrar que eles tem dinheiro também e gente pra desenvolvimento e
que com certeza de qmail só foi deixado o nome pois eles devem ter o
próprio software de email baseado em qmail - o que não deixa de ser
qmail mas foi desenvolvido lá e provavelmente nós nunca usaremos!

Qmail é bom ... mas nunca mais vou esquecer da frase do Eduardo Ribeiro
depois da BSDCon lá no restaurante em Ipanema ... "se qmail é tão bom
por que então temos que aplicar esse tanto de patch para fazer o que
precisamos?!"

Até mais
Vini

PS: Eduardo me desculpe por usar sua fala sem te pedir!