[FUGSPBR] jdk13 ( Só o BB faz essa bosta!)

TEC Meganet tec em mega.net.br
Seg Fev 2 10:09:09 BRST 2004

Parece que o problema Java no FBSD e OBSD é o mesmo

a instalação funciona e applets rodam bem, isto tanto no Konqui, Mozilla ou
Netscape
como enviei antes da disputa, existe em http://info.matik.com.br um FAQ de
como fazer, passo-passo para o 4.9 e 5.x

o mais importante, em todas os jdk existe um diretório com exemplos, se
qualquer um desses roda no seu navegador então o java está corretamente
instalado!

tb importante que o Mozilla não funciona mais com um symlink para os plugins
do java porém com um setenv NPX_PLUGIN_PATH
/usr/local/jdk1.3.1/jre/plugin/i386/ns600 por exemplo no ~/.cshrc

Importante deletar os symlinks antes

apenas o plugin para konqui e netscape 4 deveria ser um symlink em
~/.netscape/plugins

fato é que o applet do Banco do Brasil está dando problema, tanto com o jsse
embutido do 1.4 quanto com o jsse separado do 1.3

o que consegui debugar aqui é que o javaapplet do BB expirou em 07 de janeiro
de 2004, igual como o do ano passado tinha expirado em julho quando de fato
começou o rolo do BB

fato tb é que o java do windows tem aparentemente um check menos rigoroso e
permite sem avisar que o applet roda, no BSD apenas aparece applet failed ou
fica rodando sem para sendo necessário dar um kill no java_vm

vc pode instalar tb o Netscape 4.8 que está nos ports 4.x e 5.x e o applet do
BB roda perfeito devido ao suporte java embutido, não precisando de plguin
algum

aprendemos então que o java applet do BB roda em versões antigas (jde e jre) e
não mais nas novas

acredito que o BB está com algum problema no webmaster deles porque depois de
diversas conversas que tive com eles, dizem que no Redhat 8 e 9 o applet
funciona legal. Verifiquei e no Redhat 9 com java 1.3 e 1.4 o applet TAMBÉM
não roda mais, mas tb roda no RH9 com java 1.1. Dependendo do navegador o site
do BB aparece torto e de qq jeito, mostrando que os css e classes deles são
aquilo que consta no assunto da msg portanto acho que essa B... é deles

também acho simplesmente uma piada que o officebanking para empresas do BB só
funcina em Windows sendo java porém uma plataforma cross, mas o bb deve ter
este cross no cerebro ... (fios cruzados = curto circuito)

repito que tudo que escrevi aqui é meio suspeito e conlcusão devido as
experiências porque não sou expert em java, mas entendo perfeitamente o
desespero de alguns, também instalei 50 vezes o java antes de descobrir que o
problema não está no java e nem no fbsd

acredito que só enchendo o suporte do BB resolvemos este assunto

especialmente porque voltei a versão 1.2 do java com o jsse da sun e no meu
Fbsd com KDE o applet do BB voltou a funcionar ...

mas tb não devemos esquecer que o desenvolvimento do java para os BSD é
claramente direcionado a plataforma SERVIDOR e não como no linux para a
Workstation, portanto existe a possibilidade de que este applet do BB
simplesmente não funciona por isso no BSD

se alguém da lista porém conseguiu fazer funcionar este applet do banco do
brasil no BSD sugero que ele sai da moita :) e passe a receita por favor

Jean Everson Martina (everson em inf.ufsc.br) escreve: