[FUGSPBR] 5.2.1?

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Seg Fev 2 13:04:05 BRST 2004

Patrick Tracanelli wrote:

> Oi João, bom dia.
>
> Pois é, tem o announce do 5.2.1-RC já ;-) Maior exemplo que estão
> querendo passar pente fino no -RELEASE é sair -RC (se não me engano
> desde a semana passada), e esperar feedback, que alias ja ta
> acontecendo, tem umas msgs de erro de cdrecord com ATA, enviadas por
> usuarios que ja aplicaram as correcoes do 5.2.1, etc. Muito bom esse
> tipo de coisa ao meu ver.

5.2.1-RC-i386-bootonly.iso
<ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/5.2.1-RC-i386-bootonly.iso>
21152 KB 02/01/04 03:56:00
5.2.1-RC-i386-disc1.iso
<ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/5.2.1-RC-i386-disc1.iso>
657024 KB 02/01/04 05:05:00
5.2.1-RC-i386-disc2.iso
<ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/5.2.1-RC-i386-disc2.iso>
268416 KB 02/01/04 04:06:00
5.2.1-RC-i386-miniinst.iso
<ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/5.2.1-RC-i386-miniinst.iso>
243232 KB 02/01/04 04:15:00
CHECKSUM.MD5
<ftp://ftp.freebsd.org/pub/FreeBSD/ISO-IMAGES-i386/5.2.1/CHECKSUM.MD5> 1
KB 02/01/04 05:17:00

    Ou seja, desde ontem mesmo. E o pessoal é rápido para testar e corrigir.

> Pois é, mas eu pessoalmente não me sinto em casa com a velocidade de
> acesso a dispositivos USB (mesmo USB2). Gavetas de HD, CDROM e um
> dispositivo adaptador de Compact Flash, EEPRON e aquemes memory stick
> da Sony (usado nas Mavica e Cybershot da vida) foram os unicos
> dispositivos de "storage" USB que eu testei, e a velocidade deles
> sempre bem abaixo das implementações "normais", ATAPI, etc.

    Eu sei que USB deve ser lento, pois deve ter um baita overhead, e em
diversos níveis.

> Mas sem dúvida é mais funcional. Isso ja funcionava no "pós
> instalacao", a modificacao foi para bootar a partir do CD USB.
> Concordo 100% com sua opiniao sobre a facilidade e todas placas (ou a
> grande maioria) ter USB disponivel. Felizmente o umass(4) funciona
> bonitinho via módulo, assim não temos que manter USB no kernel, nem
> deixar o usbd rodando... sem coisas disparando sozinho ao plugar
> dispositivos.. da pra ficar mais satisfeito hehe.

    Agora não precisa mais abrir a máquina para colocar um CDROM IDE
temporariamente
para a instalação. Mas eu nem tinha chegado a pensar nestes detalhes
todos o USB.

> Sinceramente não tenho idéia. Nada que eu tenha visto nos logs da
> cvs-all, mas tambem não sou o melhor exemplo vivo de quem presta
> atencao 100% na cvs-all com dispositivos que eu nao tenha expectativa
> especial. Então não sei te informar :\

    "Pagar para ver?" Parece que tinha sido colocado no CURRENT, e o
"tolinho" do artigo
que eu li resolveu instalar o CURRENT na máquina dele por causa do
DRIVER. Parece que
ele comecou a ter problemas. :^) (Tolinho, no sentido de instalar o
CURRENT sem saber que
é a versão de desenvolvimento, que se destina aos "aventureiros". Se eu
tivesse máquina
disponível eu acho que eu iria me aventurar também. :^) )

> Hehe, realmente o seu irmão vai ser uma cobaia e tanto. Espero que ele
> não precise entrar no bb.com.br e se aventurar com o teclado virtual
> em Java que ta rendendo tanto ti ti ti aqui na lista ;-) Nem dancar no
> videoke animado desses sites em Flash 6, hehe. Pode ser que exista
> algum navegador melhor que o Mozilla para essas peripécias. Dizem que
> Mozilla sob compat binaria com Linux funciona melhorzin para isso...
> mas nunca me dei ao trabalho de tirar a limpo, quem sabe seu irmão
> consiga boas aventuras ;-)

    Eu tenho uma boa expriência com o Mozilla, pois o uso desde a versão
1.0. Ele melhorou
MUITO. Mas tem problemas sérios com flash, que causam crash. Até a
versão 1.5 caía com
os flashs do Toms Hardware (www.tomshardware.com), mas na 1.6 não cai
mais (Só tive um
caso ou dois). Mas com os flashs de sites brasileiros cai muito. talvez
devido a falta de qualidade
dos webmasters brasileiros. Muitos nunca ouviram falar o nome Unix, e no
máximo o nome
Linux, mas  não usaram. Na realidade, muitos por aí são só  usuários de
dreamweaver (Acho
que a grafia está errada.)

        João Rocha.