[FUGSPBR] VPN

Seg Fev 2 16:39:14 BRST 2004

Rafahela wrote:
> Pessoal, sou novata na lista e gostaria de saber como procedo nesta
> situação:
>
> Tenho a matriz de uma empresa que no seu servidor será instalado o FreeBSD.
> Este server vai compartilhar internet através de ADSL com máquinas Windows,
> será implementado um firewall e atuará como ponte de conexão com a filial
> (VPN). A pergunta é a seguinte: que tipo de estação poderá ficar na ponta da
> filial? Eu posso ter um Windows ou necessariamente preciso de um outro
> server com Free?
>
> Atenciosamente, Rafahela.

Rafahela, boa tarde.

Seja bem vinda à comunidade. Você tem que ter em mente a VPN que irá
implementar. É recomendado que você faça com chaves dinâmicas, e IPSec,
mas o FreeBSD pode fazer PPTP e outras variações (tem umas bizarras pra
todo gosto).

Do outro lado você pode colocar qualquer sistema que se comunique com o
FreeBSD. A pendência aqui não é o que fala com o FreeBSD, é que soluções
você pode por lá. Pode ser Windows do outro lado, pode ser Linux, pode
ser outro FreeBSD, pode ser soluções proprietárias como Pix, FW-1, etc.

Veja o que você pretende colocar do outro lado antes ;-) E veja se pode
implementar com IPSec. Se puder, o faça. FreeBSD suporte IPSec
nativamente, e é a melhor implementação que você pode ter para
implementar sua VPN.

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli