[FUGSPBR] Compartilhar ADSL via PPPOE para Rede Local

Rodolfo E. Ponteado rponteado em bol.com.br
Ter Fev 3 00:24:14 BRST 2004

Olá amigo..

Em FreeBSD voce nao usara rp-pppoe para efetuar uma conexao, ja temos isso
genericamente "built-in" :>

A configuracao é muito simples e nao necessita de nenhuma configuracao no
kernel uma vez que o ppp carregara o modulo do 'netgraph' automaticamente :>

voce só de algumas configuracoes no arquivo de configuracao do ppp (
/etc/ppp/ppp.conf )
Abaixo um exemplo:

default:
  set log Phase tun command
  set ifaddr 10.0.0.1/0 10.0.0.2/0

Provedor:
  set device PPPoE:sua_placa_de_rede
  set authname login
  set authkey senha
  set dial
  set login
  add default HISADDR

Para se conectar entre com o seguinte comando como root
# ppp -ddial  Provedor

Para iniciar automaticamente insira as seguintes linhas no seu arquivo
/etc/rc.conf

ppp_enable="YES"
ppp_mode="ddial"
ppp_nat="YES"
ppp_profile="Provedor"

Agora para compartilhar essa conexao, tambem é super simples só que voce
precisara recompilar seu kernel
para inserir estas duas opcoes

options IPFIREWALL
options IPDIVERT

Caso nao saiba como recompilar seu kernel sugiro que de uma olhadinha no
site do Diego www.gamk.com.br

Uma vez com o kernel recompilado com suporte a ipfw e ipdivert, entre com o
seguinte comando para iniciar a nat (como root)

# /usr/sbin/natd -interface tun0
Caso queira inicar automaticamente adicione as seguintes linhas denovo no
teu /etc/rc.conf

gateway_enable=YES
natd_enable="YES"
natd_interface="" #Sua interface será aquela conectada na internet ex. tun0
e nao vr0 ou rl0 para pppoe
natd_flags="" #man natd para detalhes (mas nao sao necessarios no teu caso
creio eu ;p)

Espero ter ajudado um abraco e até a proxima :>