[FUGSPBR] PROBLEMA ELETRICO / AP1000 + Torre

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Ter Fev 3 13:37:08 BRST 2004

TEC Meganet wrote:

>Me parece que a maioria das proteções contra raio são mais ou menos inútil
>porque o tempo de reação é demorado demais para proteger, ou seja, quando
>finalmente abre/corta já passou suficiente energia para danificar certos
>componentes.

    Depende do quanto o cara gastar. Existem dispositivos que atuam em
tempos da ordem de 10E-8, como zeners de potencia e varistores.
Conjugados c/ valvulas de gas, eles fornecem proteção REALMENTE eficiente.
    O problema geralmente é a forma como o projeto de proteção é feito,
ou seja, o problema é a concepção. Até hoje ainda existem uns protetores
padrão telebrás com varistores e válvulas de gás. Os componentes são
adequados, mas infelizmente quando fizeram o projeto, acabaram colocando
as pernas do protetor muito próximas umas das outras, então, quando o
raio vem, ele arqueia nas pernas e passa direto pela proteção.
    No caso de redes de energia, proteção com SCR e transformadores
isoladores (ou estabilizadores analogicos) resolvem.
    O que não dá para proteger muito bem sao circuitos de RF com banda
muito larga... No máximo um centelhador, que para componentes
eletronicos nao ajuda muito.

    Outra coisa muito comum e perigosa é usarem a mesma malha de terra
para o para-raio e para o terra dos equipamentos, ou então usarem malhas
diferentes para circuitos de energia e dados. Ai nesse segundo caso, o
caminho mais próximo para a terra remota passa a ser o usuário que opera
os equipamentos...

>Um dos principais problemas frequentes é o terra e a montagem do equipamento e
>não o raio ou a descarga.

    As malhas de terra geralmente seguem padrões pré-estabelecidos que
são adequados na maioria dos casos...  A resistência para a Terra
precisa estar dentro de um valor ideal, caso contrário podem ocorrer
acidentes. Eu não sei o quanto esses eletrodos e produtos quimicos
ajudam, mas certamente nao eh muito mais do que uma mistura de agua e
sal. :-)

    []s
    Ricardo.