[FUGSPBR] Servidor Remoto X + Mini BSD ou Linux

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Ter Fev 17 15:02:34 BRT 2004

Manoel Fonseca Neto wrote:

>Olá pessoal,
>
>Estou buscando a seguinte solução em plataforma BSD ou Linux:
>
>Tenho estações de trabalho com 128MB Ram, 32MB de flash disk e um servidor
>Opteron para a rede.  Gostaria de instalar nas estações alguma mini
>ditribuição capaz de carregar remotamente o XServer do servidor.
>
>Algém saberia me dizer se é possivel fazer isso com o BSD ou com alguma
>distribuição Linux?
>
>Att,
>
>Manoel Fonseca Neto

    Eu fiz um teste assi a mais de 1 ano atrás. A máquina menor era um
486 DX2 66
com 12 MB de memória.

    Sugiro, na sua estação, ter um swap e o /. O resto monte por NFS,
mas coloque um
/var para cada estação, por causa de logs e etc. Mas o /usr pode ser
comum a todas as
estações, e é aconselháver não ser o /usr do seu servidor.

    Mas com 128 MB de ram talvez não precise de swap. Mas eu preferia
ter um flash
disk de 64 MB ou maior. Se fosse 32 MB de ram, e 128 MB de flash disk
talvez fosse
mais fácil. Não tem HDs de 200 MB disponíveis por aí?

    Cada estação deve representar um usuário no servidor. Não se esqueça
que no startx
tem que ser passado o parâmetro para abrir a porta 6000, a do X, mas tem
que providenciar
uma proteção no firewall para esta porta.

    O X Windows, quando fui fazer uma implementação depois do test,
exigiu um Window
Manager, senão o teclado não funcionava. Como o que eu queria era um
terminal Mozilla,
peguei o menor Window Manager que encontrei, e o fiz menor ainda, só
abrindo janelas
que ocupassem a janela inteira, e desabilitando a abertura de shell.

    Acho que dei um ponto de partida, e se quiser, posso ajudar mais.
Este éum projetinho
que eu gostaria de retomar.

       João Rocha.