RES: RES: [FUGSPBR] Placa LG ou melhor RTL8180L

Qua Fev 18 18:48:10 BRT 2004

>  Qual a diferença dessa "LG" realtek para o Realtek que todos nós
>  conhecemos com o chipset 8139 ? Nessas eu consegui "quase" a velocidade
> máxima teoricamente e, mesmo não achando que elas sejam as
> melhores  placas do mundo, minha experiência com elas tem sido "aceitável".

como diria "Jack o Estripador" vamos por partes:

- wireless LG:
  as que *funcionam* são as LW1100N (chipset prism)

  essas novas com chipset realtek são 'OEM', podem sen encontradas com a
marca LG, Encore, etc...
  não funciona no FreeBSD; são uma espécie de "winmodem" ethernet: *tudo* é
feito por software, exceto a parte de RF..

- realtek em geral (FreeBSD: ed e rl)
não são as piores ! têm problemas crônicos de "auto-sense", fáceis de
contornar, mas o driver, desde o 4.6, *melhorou muito* !

somente encontrei problemas graves quando as conecto a "falsos switches"
(hubs 'metidos a besta' que funcionam com cabo 'cross' ou 'normal'
automaticamente); nesses casos elas são "uma fonte de colisões", mesmo em
redes com apenas meia dúzia de máquinas.

Os maiores problemas são dos fabricantes das placas que usam chipset
realtek (Genius, p.ex.)
parece que não atendem às normas EIA.... quando ligadas a cabos longos
(mesmo em redes *realmente certificadas* e com switches layer 2) "ficam
malucas": funcionam aparentemente bem e "travam" sem o menor aviso...

*minha opinião* :

em aplicações "críticas" (servidores, redes com alto tráfego, máquinas que
"não podem parar, etc...) uso 3Com e/ou Intel.

nos demais casos "qualquer coisa serve" : nvidia, realtek, etc...

Tudo sempre é uma questão de custo/benefício.

[]s
Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br

O 'ótimo' é inimigo do 'bom'