[FUGSPBR] Como colocar os discos em idle

Qua Fev 18 18:11:53 BRT 2004

At 02:46 18/2/2004, you wrote:

>    Alguém sabe como colocar, ou programar o sistema para colocar,
>discos em idle?
>
>    Eu pensei em uma idéia. Durante o dia os discos poderiam ficar ligados,
>e de noite serem colocados em Idle, sendo religados se for necessário, e
>deligados minutos depois do fim das transações feitas. Assim poderia-se
>alongar a vida dos discos, e ainda economizar um pouquinho de energia.

João, isso provavelmente vai *diminuir* a vida dos discos IDE

um dos parametros de HDs pouco divilgado é o número de start/stop; outro é
o pico de consumo durante a partida.

Na maioria dos casos as cabeças só tocam a superfície da mídia (e se
desgastam) durante a aceleração e a desaceleração dos discos; durante a
operação normal elas "flutuam" a poucos microns da midia.

em HDs para laptops esse numero é maior que 100.000 (natural: foram feitos
para esconomizar energia); em HDs IDE "populares", é na ordem de
15000  (muito menor); em HDs IDE "top" sobe para 40000.

Quanto à economia de energia, o pico de consumo de um HD é na "partida"
(chega a 5x o que está escrito no HD), quando os discos têm de alcançar a
velocidade de operação o mais rápido possível..

De qualquer maneira voce estará gerando um maior numero de situações de
"stress" no hardware (desgaste de cabeça/mídia, picos de consumo na fonte,
etc...)

Antonio Torres
antonio.torres em newspace.net.br