[FUGSPBR] Como colocar os discos em idle

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Fev 19 01:00:33 BRT 2004

Antonio Torres wrote:

> João, isso provavelmente vai *diminuir* a vida dos discos IDE
>
> um dos parametros de HDs pouco divilgado é o número de start/stop;
> outro é o pico de consumo durante a partida.

    Que nem lâmpadas fluorescentes. O pico de consumo eu já conhecia,
tanto é
que algumas controladoras SCSI ligam um disco de cada vez.

> Na maioria dos casos as cabeças só tocam a superfície da mídia (e se
> desgastam) durante a aceleração e a desaceleração dos discos; durante
> a operação normal elas "flutuam" a poucos microns da midia.

    Uma comparação era com um Boing 747 voando a 6 mm do chão.

    Mas este toque não danificaria a mídia também, ou ela tem uma área
de "sacrifício"
para isto?

> em HDs para laptops esse numero é maior que 100.000 (natural: foram
> feitos para esconomizar energia); em HDs IDE "populares", é na ordem
> de 15000  (muito menor); em HDs IDE "top" sobe para 40000.

    Mas existe um desgaste de rotação, e de consumo. Eu pensava em
alguns servidores
fazerem alguns ciclos por dia, o que garantiria mais de 4 mil dias de um
IDE top, o que
passa de 10 anos. Ele fica obsoleto e vai para a mesa de algum usuário
bem antes disto.

> Quanto à economia de energia, o pico de consumo de um HD é na
> "partida" (chega a 5x o que está escrito no HD), quando os discos têm
> de alcançar a velocidade de operação o mais rápido possível..

    Então uma paartida de 12 segundos consome o mesmo que 1 minuto
desligado.

> De qualquer maneira voce estará gerando um maior numero de situações
> de "stress" no hardware (desgaste de cabeça/mídia, picos de consumo na
> fonte, etc...)

    Concordo, mas massa de dados quase nunca ascessadas podem se
beneficiar disto.
Servidores de backup, que recebem backup de todos os outros também.

> Antonio Torres
> antonio.torres em newspace.net.br

       João Rocha.