[FUGSPBR] Clonar HD IDE para SCSI freebsd

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Qui Fev 19 14:45:07 BRT 2004

Eduardo Godinho wrote:

>Ola lista.
>Estou com uma duvida..
>Seguinte.. fiz uma instalação em um HD IDE ja esta rodando tudo certo, mas
>agora a empresa comprou 2 HD´s SCSI e querem tranferir o freebsd pra estas
>HD´s
>e fazer um espelho no segundo SCSI..sei q tem como copiar o ide para o scsi
>mas nao sei a forma mais correta.
>com o dd alguem tem uma dica..
>ah o hd ide é de 20gb e os scsi é 9gb cada. a maquina é uma dell server
>1300mhz com 256mb sera q alguem alguma ideia de tempo pra clonagem do hd ?

> [...]
    É um pouco mais complicado do que clonar.

    A máquina SCSI tem uma controladora IDE?

    A sugestão é fazer um backup de um para o outro, ou algo parecido.

    Verifique quanto espaço em disco no disco IDE. Faça uma instalação
mínima do
FreeBSD nos HDs SCSI, tomando cuidado para que caibam todos os arquivos
do IDE
filesystem dos SCSI.

    Dê boot em single user, a partir do SCSI. Pode ser também do IDE,
mas para simplificar
vamos considerar do SCSI. Monte o IDE no /mnt, e monte todos os
filesystems com um
mount -a. Aliás, o IDE pode ser montado como read-only, melhor,
praticamente deve ser
montado assim, por segurança e desempenho, assim também não tem anotação
de hora de
acesso.

    Depois rode o seguinte script:

( cd /mnt ; tar cf - . ) | ( umask 0 ; cd / ; tar xf - )

    E vá tomar um cafezinho. Se o disco fosse maior, ou estiver muito
cheio, etc, vá almoçar.
:^)

    Depois de pronto dê um boot.

    Uma recomendação. Faça todas as operações, inclusive o início dos
testes, sem o cabo de
rede.

    Boa sorte,
       João Rocha.