RES: [FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Ederson Mota Pereira eder em ideavalley.com.br
Seg Jan 5 10:26:50 BRST 2004

Pessoal,

Vcs estão querendo criar um instalador mais amigável para o FreeBSD para torná-lo tão fácil quanto a instalação do Windows..

Mas vcs já notaram que a maior parte dos usuários domésticos não instalam nem o Windows?????

A maior parte das instalações é feita por profissionais da área ou então um colega mais "entendido"no assunto...

Então a questão nem seria o instalador, mas sim todo o sistema.

-----Mensagem original-----
De: Renato Frederick [mailto:frederick em frederick.com.br]
Enviada em: terça-feira, 23 de dezembro de 2003 08:15
Para: fugspbr em fugspbr.org
Assunto: RES: [FUGSPBR] Instalador grafico para o FreeBSD

Pessoal, eu acho o seguinte.

Queremos tornar o FreeBSD uma distribuição pra desktop?
Não correriamos o risco de daqui a X anos começarmos a ter problemas "RH
LIKE" e "CL LIKE"?

Por exemplo, pra facilitar o usuário a fazer a coisa X começar a colocar
pacotes XYZ que daí dependeriam do pacote ABC e por fim nosso FreeBSD com
seus simáticos ports e apenas 1 cd ficaria um "RH9 Enterprise" com 4 cd´s.

Digo isso pelo seguinte.

Já instalaram UNIXWARE? :)

È uma interface de modo caracter, com particionamento via fdisk, etc etc, e
é um produto vendido, caro, e o melhor de tudo, muito estável.

Acho legal não citar nomes, mas que a empresa aonde trabalho dá suporte pra
alguns clientes UNIXWARE, como:
Um laboratório muito grande no Brasil, uma empresa de trânsito, uma grande
transportadora, etc etc.

O UNIXWARE por ser tão caro e tão robusto, não adotou uma intalação gráfica.
Com certeza eles tem bala na agulha prá fazer uma instalação gráfica com
piscar de olhos. Porque não adotaram? Com certeza tem algum motivo.

Olha, eu to falando isso porque o que eu mais defendo no freebsd, e
inclusive tive 2 cases de sucesso ontem, muito legais, é o seguinte:

Algo simples, robusto e descomplicado. Isso não é o ideal prá um servidor?

Seria legal nos pensarmos o FreeBSD como uma plataforma ***MAIS** voltada ao
leigo?
Como isso ficaria na "balança", pro usuário que é um administrador de
servidor?

Não estaríamos comprometendo um lado?

Entendem o que eu digo?

Obviamente o UNIXWARE NÃO É UMA DISTRIBUICAO pra desktop, hehehe, mas o
nosso freebsd está no meio termo, pois pode ser usada pra servidores e pro
desktop, isntalando-se o x, o kde, pelos tgz, mas ao começar colocar ele
muito pro user final, isso não atrapalha?

Queria o retorno de vocês.

Eu sinceramente fico decepcionado ao instalar um conectiva em um servidor,
ele não tem "pose" prá ser algo de servidor.

fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org
<mailto:fugspbr-fugspbr.org-bounces em fugspbr.org> escreveu em terça-feira, 23
de dezembro de 2003 09:45: