[FUGSPBR] VPN com IPSEC

Carlos Augusto Silva listas em mecmedia.com.br
Qui Jan 8 18:38:35 BRST 2004

Olá Lista!

Sempre utilizei o MPD como solução VPN (seguindo o tutorial do site do
Edson), e ele sempre supriu minhas necessidades.

Acontece que estive vendo que muita gente utiliza o IPSEC.

1º) Vocês vêm alguma vantagem em utilizar o IPSEC ao invés do MPD?

2º) Como eu faria para montar uma VPN com o IPSEC? Existe algum howto sobre
o assunto?

3º) Estou precisando de uma ferramenta que se possível utilizasse um banco
de dados (Postgre) para autenticar os usuários... Tem como?

Obrigado!!

[]'s

Carlos Augusto Silva