[FUGSPBR] VPN com IPSEC

Márcio Luciano Donada marcio em sl.unochapeco.rct-sc.br
Qui Jan 8 22:31:44 BRST 2004

Boa Noite,

> Olá Lista!
>
> Sempre utilizei o MPD como solução VPN (seguindo o tutorial do site do
> Edson), e ele sempre supriu minhas necessidades.
>
> Acontece que estive vendo que muita gente utiliza o IPSEC.
>
> 1º) Vocês vêm alguma vantagem em utilizar o IPSEC ao invés do MPD?

R: Segurança!

> 2º) Como eu faria para montar uma VPN com o IPSEC? Existe algum howto
sobre
> o assunto?

R: você pode dar uma olhada no site www.eldemonio.org (os caras até mudaram
o site deles) e também no
http://www.freebsd.org/doc/en_US.ISO8859-1/books/handbook/ipsec.html

> 3º) Estou precisando de uma ferramenta que se possível utilizasse um banco
> de dados (Postgre) para autenticar os usuários... Tem como?

R: Eu li algo, desculpe não tenho em mãos agora o site, mas que até ele
mostrava algumas configurações para trabalhar com radius (PostgreSQL ou
MySQL)

> Obrigado!!
OK!

[]'s