RES: RES: [FUGSPBR] OFF - EMPREGO

Renato Frederick frederick em frederick.com.br
Sáb Jan 10 12:12:19 BRST 2004

> vou só de inicial, as vezes não compreendemos decisões da
> empresa. Mas nem precisamos e empresa não precisa explicar a
> sua estrategia. Muitas vezes nem sabemos porque alguém foi
> demitido. Já vi pessoas do mais alto nível enfiando mão no
> que não era deles, mas daí a empresa não vai enviar um
> comunicado para que todo mundo saiba disso ... pode haver
> muitos outros motivos

Sim, mas com certeza não foi o caso do exemplo que citei, foi realmente
redução porca de custos!

> mas você respondeu, "alguns", reconheço que existe esta forma
> de agir, num lugar talvez mais e em outro menos, depende
> também da oferta e demanda, certo.
> MAS pensando bem isto NÃO PODE ser a mentalidade de uma
> empresa. Se isso for ela nunca vai sair do lugar.

Exatamente, e eu vejo muitas empresas fazendo disto "lei". O que é
complicado. O Gerente acha que está reduzindo custos, acha que está
caminhando prá maiores lucros e no final está é transformando a empresa em
um colégio prá novatos!

> E AGORA chegamos num ponto interessante. Porque e QUEM é quem
> define a mentalidade?
>
> Pois são os funcionários, pelo menos em parte. Se a empresa é
> dinâmica ou esperta ou agil ou rápido ou seguro ou barato ou
> simplemente bom ou ruim são todos critérios sendo
> representados pelos funcionários.

Concordo contigo, mas se o manda chuva não valoriza o profissional, valoriza
só o $$$... Claro que um dia ele vai ver que funcionários sem treinamento ou
desestimulados geram prejuízo.. Ou ele vai ver ou vai quebrar a empresa
antes.

> Não adianta o mais avançado chefe se está rodado de patetas.
> De outro lado porém. Um chefe sem cohecimento técnico pode
> muito bem avaliar o valor de um funcionário capacitado e
> mais! ele precisa muito mais dele do que do pateta.

Agora imagina a situação muito comum em alguns locais.. O chefe não sabe
NADA da área técnica e é o típico "bundão". Não sabe bulhufas da área que
está gerenciando e ainda não aceita sugestões de subordinados e só enchega
a ele mesmo e puxa-saco do dono. È um problema serio!

> Não sei cara, muitas vezes existem "clans" de antigos
> funcionários que barram certas coisas, especialmente a subida
> de um novo ... porque apenas enchergam a propra nariz. A
> comum "mentalidade" dos outros funcionários de ficar quietos
> não ajuda, entendeu, uma boa conversa com um superior ou com
> o dono pode resolver muita coisa

SE e somente SE o dono ou o superior forem receptivos, o exemplo acima que
dei é a pior situação existente.. Aliás muito comum em certos setores
públicos..

> O empresário não tem medo de salário alto. Ele paga QUALQUER
> salário se rende.
> O medo dele é outro. Com a situação legista trabalhista  a
> coisa está feia.
> Virou modo de qualquer um entrar na justícia, pelo motivo que
> for.

Concordo, virou moda processar a empresa. Apesar de ser necessário do ponto
de vista do empregado, a CLT em alguns momentos ajuda ao funcionário
"sacana" achar brechas na lei e se aproveitar prá receber "uma bolada"
daquela empresa que ele não fez nada, só enrolou e não produziu.

> [...]
>
> Somando:
> - 3 salários pró vento
> - 3 mêses de tempo de outros funcionários com ele
> - mais dois a três salários através do julgamento trabalhista
> (ou mais)
> - mais encargos trabalhistas
>
> pois se este funcionário teve um salário de R$2000, então
> esse assunto custou mínimo R$12.000,00 essa história você
> repete com uma vaga quatro vezes ao ano e gastou R$48.000,00
> e AINDA NÃO TEM NINGUÉM NESTA VAGA
>
> aquilo não vira - só que de fato acontece
>
> e se não acontece tem outro risco do qual a maioria dos

Ok, concordo com vc, tanto que a CLT permite ai 3 meses de experiencia, mas
aí que tá rapaz. Porque no meu exemplo acima, fui dispensado claramente prá
cortar gastos (o que foi falado na minha conversa com o diretor, e não foi
"conversa prá eu não ficar chateado", ele mesmo falou que se eu aceitasse os
400 reais eu ficaria lá...) e foi colocado pessoal sem qualificação, então
teremos prá cada cara que tentou ficar no meu lugar, 3 meses ao vendo de 400
reais..
Se forem 3 profissionais contratados em experiencia que não deram certo, em
9 meses ele praticamente pagou meu antigo salário e ainda ficou 9 meses sem
os resultados que eu dava em 1 mês. Será que o diretor não teve esse
pensamento seu?
Porque não levamos em conta a experiencia pessoal ao invés de somente o
"cargo" igual o outro colega comentou?

> Um funcionário, para ser útil a empresa, deve produzir pelo
> menos o prórpio custo. Ou seja, seu salário e encargos,
> ganhando 2000/mês ele deve prouzir pelo menos 4500-5000
> mensal LIMPO para SEGURAR a sua vaga. Ehhhh ....
>
> e agora sabe dos medos dos empresários, você ia assumir estes riscos?

Bom, pagando 2000/mês e o funcionário atendendo minhas expectativas
(competência, interesse), eu assumo a posição dele. EU como empreendedor é
que tenho que gerar oportunidades de trabalho prá meu funcionário de 2000
reais entrar com a mão de obra e eu tirar meu lucro.
Exemplo, eu tenho um tecnico em freebsd. Eu irei correr atras com vendas de
suporte técnico/instalação de servidores/manutencão corretiva de forma a
gerar horas trabalhadas/mês que eu vendo a R$100/hora prá meu técnico
atender  e trabalhar no mínimo 40horas por mês, o que dariam 5 de
atendimento, fazendo assim os 4500 reais acima citados. Claro que o técnico
tem que trabalhar mais do que os 5 dias prá pagar outros encargos e eu ter
meu lucro.

> pois respeite quem o assume e entenda os motivos dele e
> convence ele de que tem gente boa sim, daí com o tempo ele
> perde seu medo, pelo menos com você

E se quem me assume não tem as idéias arranjadas que nem você (alias
parabéns, sua linha de pensamento é bacana) e acha que só $$$ que conta..

Vai tudo por água a baixo!