[FUGSPBR] Servidor NTP

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Seg Jan 19 05:07:35 BRST 2004

Alex Soares de Moura wrote:

> [...]
>
>Vc poderia ser mais claro? Você não disse que servidor pretende ter o NTP
>instalado, assim não é possível te responder de forma adequada.
>
>O serviço de NTP é fundamental para o correto registro de logs e outros
>serviços da rede importantes se beneficiam dele, como o DNS e correio
>eletrônico, NFS, NIS,  e computadores desktop, sem falar em precedimentos de
>segurança. O ideal é se ter pelo menos um servidor de NTP localmente em sua
>rede, em servidor (hardware) dedicado ou não, dependendo das necessidades.
>Este servidor deve sincronizar com, no mínimo 2 servidores NTP externos

    Eu implementei na última rede que administrei algo assim. Um
servidor principal,
e o resto sincronizando com ele. Mas só coloquei para ele sincronizar
com um servidor
externo, mas não era nada mais que o Observatório Nacional (www.on.br),
a hora
oficial do Brasil. O servidor deles é ntp.on.br.

>Sobre ele ser confiável, o NTP é um serviço como outro qualquer (DNS, SMTP
>etc.), e que pode ser tão seguro quanto for sua política, arquitetura e
>configurações de segurança.

    Na versão 4.1 do FreeBSD foi achado um bug no serviço de NTP, que
podia ser
exploado com um buffrer overflow. Então configure direitinho, e se
possível, coloque
regras de firewall para só permitir o acesso de quem interessa.

>Para maiores informações, veja:
>http://www.rnp.br/ntp/

    Se precisar, eu lhe passo os arquivos de configuração.

       João Rocha.