[FUGSPBR] /var cheia

Joao Rocha Braga Filho goffredo em webkey.com.br
Seg Jan 19 11:54:33 BRST 2004

    Verifique o tamanho dos seus logs, /var/logs, pois algo pode ter
feito eles
crescerem MUITO. Grave num CD os antigos, e os apague da máquiba.

    Veja o tamanho do diretório /var/mail, e de cada mail folder. Alguém
pode
estar recebendo muitas mensagens, e imagens, e não lendo. Verifique se tem
.usuário.pop no /var/mail cujo tamanho esteja diferente de 0 bytes. Se o
usuário
não estiver fazendo pop, remova o arquivo. Verifique se tem usuário com a
opção "Leave messages om server" (Deixar mensagens no servidor) ligada
no programa de e-mail. Desligue esta opção do usuário, tiire o sendmail
(ou o
programa que você usar) do ar, faça com que ele faça um último pop, e depois
remova o mailbox dele, ou compacte colocando depois em um CD.

    Descubra se tem arquivos na fila de impressão com lpq(1) ou com:

ls -lsR /var/spool/output/

    Ou para onde a opção sd do /etc/printcap apontar.

    Dê o seguinte comando para ter uma idéia de por onde começar:

du -skc /var/*

    ou

du -shc /var/*

    O que preferir.