[FUGSPBR] qual melhor antivirus para qmail??!?

Diego Linke - GAMK linke em calnet.com.br
Qua Jan 21 09:31:17 BRST 2004

Olá

> Aproveitando o assunto, Uso o spamcontrol que eh do mesmo autor do qmvc,
> e estou muito satisfeito com ele, porem, para antivirus uso o
> qmail-scanner, o que tem de melhor no qmvc?

Bom isso na verdade é um assunto meio complicado, cada um vai defender o que mais gosta, bom mas vamos as minhas explicações o porque eu prefiro o QMVC:

1) Ele é escrito em ksh + (varios soft. em C) e não em Perl como um monte de Backend de Anti Virus  (ex: qmail-scanner) o ksh+c costuma ser bem mais rapido e com menos overhead.

2) Ele filtra no qmail-local e não no qmail-queue (não "segurando" o qmail-smtpd para passar anti-virus, sem falar q se dar crash nele (nunca se saber) a msg já está na fila).

3) Ele é totalmente modular vc pode fazer coisas como:
Para o dominio @teste.com.br quero bloquear .exe .bat e passar UVSCAN, já para o dominio @bah.com.br quero liberar todos os anexos bloquear o subject "Viadinho" e passar SOPHOS.
Já no usuário diego em bah.com.br quero que passe SOPHOS e UVSCAN ao mesmo tempo.
Enfim ele é MUITO modular.

4) Apesar de ter uma "gambiarra" de fazer se quiser, mas ele não filtra e-mails de saida, apenas e-mails que entram no seu servidor com destino a caixas locais (qmail-local).

Bom acho que estas são as principais vantagems do QMVC.

Abraços

--
[ Diego Linke - GAMK ]
System/Network/Security Administrator