[FUGSPBR] Placa de Rede

Ricardo Ryoiti S. Junior suga em netbsd.com.br
Sex Jan 23 01:52:57 BRST 2004

	Ola,

On Fri, 23 Jan 2004, IPhosting - Rodrigo Soares wrote:

> Tenho servidores no datacenter Metrored,  hoje abri um chamado por achar que
> o sistema estava um pouco lento, depois de algum tempo um técnico me ligou e
> disse que o equipamentos deles estava encontrando erros na minha rede, que
> supostamente seria pelo fato de estar half duplex e os switchs deles
> funcionam em full duplex, foi quando eu entrei no freebsd e dei o ifconfig e

	Compreendo. Bem, teoricamente o correto seria o switch trocar o
full pelo half para suportar o modo de operacao do seu servidor, ou
vice-versa, eh um pouco complicado um lado operar em half-duplex e o outro
em full-duplex :)

> vi que o mesmo estava em hal-duplex...  No freebsd eu estou usando como
> brigde, na entrada tem uma placa intel de 1Ghz / 100Mb e na saída tem uma
> 3com,  a 3com liga no meu switch que divide entre meus servidores e nela a
> configuração está correta, 100Mb, full-duplex, mas na intel esta 100Mb
> hal-duplex, por isso mandei essa msg para saber se alguém já teve essa
> experiência e se era possível fazer essa modificação, o jeito seria trocar a
> intel por uma 3com?

	Eu me lembro que o Manuel Bouyer do NetBSD comentou que algumas
placas da Intel tem problemas com auto-negociacao das condicoes do link.
Uma possibilidade no seu caso e' trocar as interfaces, ou seja: A intel
vai para seu switch e a 3com vai para o switch externo. Isso *se* a Intel
conseguir trabalhar em full-duplex do outro lado tambem.

	Eh possivel ainda que o pessoal da metrored tenha desligado o
auto-negotiate nos switches deles e forcado o modo full-duplex. Voce pode
pedir para modificarem isso na sua porta, ou entao simplesmente mover a
Intel para o seu switch, que voce podera controlar. Se for um switch
"nao-gerenciavel", o auto-negotiate sempre deve estar ativo.

	[]s
	Ricardo.