[FUGSPBR] Serial Ata (Eca!)

Qua Jan 28 13:00:53 BRST 2004

Patrick Tracanelli wrote:

> Bom dia.
>
> Amigo, em primeiro lugar, que FreeBSD? Em segundo, qual a controladora

[skip]

Caro PA,

Acho que teve uma chance de eu ter soado grosso dependendo do humor q vc
le a mensagem, he. Não era essa a intenção.

Bom, disse isso que disse no email anterior pois se voce esta usando
freebsd 4.9, pode conferir na lista de hardware que não consta
controladora SATA. Provavelmente vai ser tornar um MFC pro -STABLE logo,
logo, pois o dispositivo parece bem estavel no momento.

No FreeBSD 5 (5.1 e 5.2 tenho experiencias pessoais com SATA para citar)
tem suporte SATA às principais controladoras, no caso as PROMISE, e
algumas genéricas. Atualmente todos esses servidores estão 5.2-RELEASE
mas funcionava no 5.1 ja.

A controladora Intel, é controladra de forma mais generica, pelo freebsd
5, e opera com o SATA em 133, e isso ja é uma enorme diferenca se
comparar performance com 133 ATA (IDE convencional). Então na pior das
hipoteses, se seu cabo nao estiver defeituoso (o que eh diferente de ter
numero erroneo de vias), no minimo em 133 seu SATA sera controlado pelo
freebsd 5. No 4.9 ainda não sera controlado.

As controladoras PROMISE que conheci, com uma excessão, todas operam
corretamente como ata150. A performance é consideravelmente impressionante.

Veja, a seguir tem um teste de performance, da forma como eu faco teste
de performance em disco: apenas escrita, he.

Não sei se é a forma mais correta, nem a metodologia mais precisa (alias
nem tem metodoligia aqui) mas é minha base para comparacoes.

Em um terminal, eu faco: dd=/dev/zero of=/usr/home/5g_temp.bin bs=1024k
count=5500, e no outro acompanho o acesso a disco com iostat -w1. Veja a
saida:

  tin tout  KB/t tps  MB/s  us ni sy in id
    0 1417  9.03  35  0.31  11  0  4  0 85
    0  304 125.62 404 69.50   0  0 16  1 83
    0   44 121.49 417 69.45   0  0 14  1 85
    0   44 125.64 417 71.14   0  0 17  2 81
    0  653 120.60 409 68.16   0  0 14  2 84
    0   43 123.03 421 70.60   0  0 16  1 83
    0   44 124.35 397 68.17   0  0 14  2 84
    0   44 127.45 404 70.28   0  0 15  2 84

Mais de 70Mbyte/s no SATA sendo controlado a 150. Em media em discos IDE
consigo, ~45 (UDMA133). Discos SCSI, dependendo deles, consigo de 50 a
90. Então esse carinha ai ta no meio termo de um disco SCSI bom, e um
nao tao bom, em relacao a velocidade de acesso. As questoes de acesso
sequencial, acesso direto, numero de "agulhas" etc, intriseca ao design
dos trem SCSI eu não estou contando, especialmente porque não sei muita
coisa sobre como SATA funciona fisicamente, para comparar. Mas tai um
teste q vc pode fazer e tirar suas conclusoes sobre a relacao do seu
SATA em UDMA33 com seus ATA100/133 por ai.

Frustração:

Tem uma controladora SATA da PROMISE, modelo PDC algumacoisa 80 (sao 2
modelos da mesma serie), que vem por padrao nas placas mae Tyan, que nao
funcionavam como SATA, dava UDMA33 limited tambem, como esperando pelo
ata(4). No 5.2 ainda nao tirei a limpo se ja funciona...

PS.: não é do meu feitio dar piteco nas guerras santas do Open Source,
mas tem coisas que vc, mesmo se comparar, sente a diferenca hehe. Se vc
tiver chance de comparar SATA em um freebsd 5 com SATA em um Linux 2.6,
va em frente, hehe, suas conclusoes nao vao te decepcionar ;-)

--
Atenciosamente,

Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.