[FUGSPBR] CPUTYPE ?

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Qui Jul 1 12:17:20 BRT 2004

     Errado.  A unica diferenca do XEON pros "comuns" é o tamanho do Cache e
detalhes de hardware, não há diferencas de instrução.  P2 é P2, mesmo com
desempenho menor que PPro.  ;-)

     A tal "nova geração" foi apenas a inclusão do cache L2 de alta qualidade,
by Intel, no chip.  No caso do PPro, dentro do encapsulamento cerâmico, no caso
dos P2, dentro da caixinha plastica.  Isso foi feito para aumentar o desempenho
colocando o cache L2 em contato mais direto com o cache L1, e para evitar
fabricantes de placas mãe que usavam cache L2 de baixa qualidade para baratear
custos, e deixavam a CPU com menor desempenho.

     O grande problema do PPro era o custo de fabricação, devido ao grande
tamanho da pastilha de cache L2 junto com a CPU, que causava uma taxa de perdas
por processo de fabircação muito maior que o normal.  Dai separarem em duas
pastilhas e usarem o encapsulamento plastico depois, como forma de baratear.  E
com isso, ainda sacanearearam a AMD, pois puseram copyright no SLOT do P2 e a
AMD não podia mais fazer clones como o AMD 586 (meu primeiro AMD, e desde então
sou Intel Outside sempre que posso).

     Fim da seção nostalgia.