[FUGSPBR] UTILIZAR A SWAP

João Carlos Mendes Luís jonny em jonny.eng.br
Seg Jul 5 18:07:45 BRT 2004

Jorge Pereira wrote:
> Gostaria de saber se tem como fazer o freebsd utilizar mais a memoria
> swap, pois possuo um servidor com 1gb de RAM, e o mesmo está utlizando
> toda a memoria disponivel em horario de pico, e os 700Mb de SWAP que
> reservei permanecem LIMPINHOS, alguem sabe como resolver essa bronca?!?
> Utilizo freebsd 4.9 rodando servidor WWW em produção com altissima
> escala de acesso!

     Vamos comecar com a pergunta: O que voce quer?

     Se a sua dúvida é se o swap está habilitado ou não, rode o comando swapinfo.

     Se o FreeBSD não usou o swap, mesmo existindo, é por que ainda não
precisou.  Cabe tudo em RAM, e ele mantém lá para maior velocidade de acesso.

     Quanto a estar usando toda a memória disponível, acho que é isso que todos
queremos: que os recursos existentes sejam usados.  Se eu coloco 1G de RAM, fico
preocupado se ele NÃO for usado, isso sim.

     Talvez voce queira mudar a politica de uso do swap.  Tente colocar a
seguinte linha no seu /etc/sysctl.conf

vm.swap_idle_enabled=1

     Isso fará com que os programas que não sejam frequentemente usados descam
para swap mais rapidamente, liberando espaço para cache de disco.